segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A Prova

Com a morte do pai, o jovem filho do moleiro assumiu os trabalhos no moinho e os cuidados para com a piedosa mãe. Isso posto, é preciso dizer que a mãe era conhecida na aldeia como “Coração Falante”, pois que todas as palavras que saíam de sua boca eram eivadas de ternura e lições de amor. Certo dia, o jovem foi levar trigo ao palácio e, ao olhar à janela, entorpeceu-se com o rosto majestoso da princesa. Mãe, disse ele ao voltar, ela acorda a alva. Cuida que o amor é um convite para sair de si mesmo, respondeu a mãe. E, ao mesmo tempo, uma união com a condição de cada um preservar a própria integridade. Por isso o amor exige o respeito à singularidade da outra pessoa como indivíduo. Seu exercício supõe a descoberta um do outro. O amor a todos chama, poucos, no entanto, o alcançam, revelou-lhe Coração Falante. Ele é a eternidade, logo, maior do que uma só vida. Visto como o fascínio é gerador de poder: o poder da atração, este “cativeiro” não pode ser entendido como falta de liberdade.A união deve mostrar o caminho da expressão cada vez mais enriquecida da nossa sensibilidade e da nossa personalidade. Todavia, o lugar mais sombrio é embaixo da lâmpada, meu filho. Que te tens a oferecer a ela, se não algumas medidas de trigo, alertou a mãe.Coração Falante conhecia a alma narcisista e ambiciosa da princesa. E sabia que o narcisismo mata na medida em que torna impossível a ligação fecunda com alguém, pois, apaixonado por si, o presunçoso não acorda para alimentar-se de amor. Folgo que ela me atenda mãe, disse o jovem, eu tenho o bem mais precioso para dar-lhe: o meu coração. A princesa, ao saber do amor do jovem moleiro, sentiu no poder, gerado por esse sentimento, a excitação pela possibilidade de ultrapassar limites. Era atenta à força que o êxtase exerce sobre o enlevado. E, para a futura rainha, atração é uma ferramenta feita para controlar; para manipular.Enviou recado ao jovem. Que te tens, além de teu coração para me dar, que prove teu amor incondicional por mim? Que presto me tem um coração plebeu, se tantos nobres já me ofereceram os seus? O moleiro despachou o lacaio a dizer que daria a Lua, o Sol os céus e o oceano, se lhe fosse possível, e vigiava que isso seria uma prova inconteste de seu amor. Tolo, respondeu a princesa. Mereces morrer a ferros no calabouço se atendes que aceitaria promessas do impossível: maneira de alvejar sem esforços. Somente algo que te seja mais caro e palpável aceitarei. Traga-me o coração de sua mãe, para que meu reino veja que Coração Falante nada mais é que uma víscera muda e estúpida e então, terás provado teu amor por mim. Era uma vez um jovem moleiro que com seu punhal e um golpe traiçoeiro extraiu o coração da mãe e saiu a correr para o palácio com intenções de provar seu amor por uma princesa. Tropeçou e caiu no caminho. O coração da mãe escapou-lhe das mãos, rolou por alguns metros entre as pedras antes de perguntar: Machucou-se, meu filho?


*Norberto V.S. Hoff ocupa a cadeira 39 da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul.

domingo, 23 de agosto de 2009

O Grito



"O nosso silêncio atrapalha o barulho lá fora."



Edvard Munch (1893)

domingo, 2 de agosto de 2009

O Poeta


Autopsicografia


O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.


(Fernando Pessoa)

sábado, 1 de agosto de 2009

Amor X Cheiro


Polêmicas da minha vida

Se há uma coisa que gosto é de conversar com meus amigos sobre coisas da vida, discutir teorias, falar sobre o que nos rodeia e saber como eles percebem o mundo. Eu sinto fome dessas conversas e quando elas surgem, eu as devoro.
Conversando com o meu mais novo amigo, mas que já considero muito, fiquei agoniada em escrever e firmar minhas opiniões no papel. Apesar de ficar pasma com a simplicidade que ele leva o assunto e de discordarmos bastante, gostei da experiência. Aprendi a gostar das diferenças, pois assim tenho que pensar, deixar os meus argumentos mais concretos e consistentes. Aprendi a “curtir” quando fico indignada, pois a minha mente começa a fervilhar cheia de idéias, insatisfeita com as coisas do mundo e surge uma imensa vontade de revolucioná-lo com apenas algumas palavras.
Numa tarde qualquer, o assunto que impregnou nossas mentes perturbadas foi talvez o mais discutido de todos os tempos. A polêmica era: Amor X Cheiro. Num estalar de dedos veio-me a seguinte frase: “Existem mais coisas entre o Céu e a Terra do que sonha nossa vã filosofia.”
Qualquer um pode falar sobre o amor e tentar expressá-lo, mas não tornar uma coisa tão bonita e misteriosa em apenas uma mistura de cheiros. Deturpar o amor e torná-lo tão banal ao ponto de dizer que podemos fabricá-lo artificialmente? Daqui a pouco veremos textos como esse:

Anúncio de Jornal
Vende-se amor perfeito.
Garantia de 5 anos de felicidade.


Outro ponto a se discutir. Ele disse: “Todo amor é efêmero e tem prazo de validade.” Os casados só estão juntos, então, porque são acomodados, acostumaram-se com as suas vidinhas, tiveram filhos ou construíram alguma coisa juntos; mas não porque ainda se amam. Teríamos, em resumo, um verdadeiro jogo de interesses.
Uma das coisas que diferem os humanos dos animais é que não agimos somente por extinto. Temos peculiaridades como a razão - que nem todos usam muito bem, mas isso já outra história, a percepção dos sentimentos, entre eles o nosso assunto em pauta.
Não nego as descobertas da ciência e acredito que muita coisa venha da química sim, mas não seria tão fria ao ponto de dizer que seja só isso o puro e verdadeiro amor. As endorfinas desempenham um papel muito importante, pois são elas que despertam o interesse e o desejo. Paixões avassaladoras existem, endoidam a cabeça. Neste caso, pode-se aplicar plenamente a teoria do cheiro.
Para os mais céticos, racionais ou ainda para aqueles que não tiveram muita sorte, o amor se resume mesmo em endorfina. Sem mais frescuras e bláblá sentimental. Entretanto, para aqueles que experimentaram e saborearam esse sentimento, não restam dúvidas. O amor é uma miscelânia. É simples e complexo. “É ferida que dói e não se sente. É um contentamente descontente”.Um perfeito e hipnotizante paradoxo.

Futuro Garantido: Pensei em fazer um contrato com alguma empresa, onde de 5 em 5 anos aplicarei uma dose no meu futuro amor. Se ela não existir? Abrirei uma, acabarei com os problemas amorosos da humanidade e ficarei rica.


(Dayane Ros)