terça-feira, 3 de agosto de 2010

Revista Bundas




Em junho de 1999, Ziraldo lançou pela editora Pererê a revista Bundas, que saiu de circulação no ano seguinte (não por censura, mas por problemas financeiros). Colaboravam com a revista, gente do quilate de Millôr e Jaguar. Ela já entrega a sua mensagem só lendo o seu nome: é uma brincadeira querendo dizer que o Brasil deveria se preocupar mais com a cabeça do que só com bundas, e ainda mais um slogan criativo para quem não entendeu "A revista que é a cara do Brasil". Seu nome de batismo sofreu muito preconceito e as pessoas não compravam a revista nem as agências queriam vender fotos para este "tipo de veículo".
A frase tema da revista também não deixa a desejar: "Quem mostra a bunda em Caras não mostra a cara em Bundas". Criticava a outra revista sem medo e ainda por cima fazia sátiras como por exemplo o 'Castelo de Bundas' ou então mostrava a casa de alguém desconhecido e sua piscina de plástico ao fundo (familiar, não?).
O esqueleto da revista era composto de muitas páginas coloridas, charges excepcionais, críticas políticas e esportivas; enfim, sobre tudo que estava acontecendo. E como diziam os responsáveis pela revista, a Bundas não informa, e sim comenta. Aconteceu? Está na Bundas. Podemos compreender então que não é para qualquer um ler, tem que estar muito bem informado para entender todas as sacações.
Nesse contexto, a Bundas era uma revista alternativa que não deixava de lado o humor, nem as bundas bonitas, nem as bundas feias e muito menos o Bundão do mês.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dando uma olhada pela internet, encontrei uma crítica sobre a tentativa de volta da revista. A pessoa realmente escreve muito bem, tanto que conseguir ler o seu texto até o final (risos), mas há coisas de que discordo (normal). Deixo o link, pois é sempre legal ter outros pontos de vista ou mesmo rir um pouco.


Deixo também o link falando da revista Caras na Desciclopédia. Muito engraçado.


Esse link tem um texto (O Desafio de Bundas) mais rebuscado que o meu para quem quer ir a fundo na Bundas (uiiiii ;x):

http://observatoriodaimprensa.com.br/artigos/iq050799.htm

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

2 comentários:

Gunslinger disse...

Bom comentário sobre a revista! ^^

De fato, fica claro que a "Bundas" era uma revista com um humor a frente do seu tempo aqui no Brasil. O que é uma pena... =/

Acredito que hoje em dia ela seria mais aceita... Pois seu humor tem mais o jeito das comédias americanas e os stand-ups... E o Brasil está aprendendo a gostar de ambos. ^^


Quem sabe não seja tu a escrever nas Bundas do futuro? ;x
Hahahahaha

CATAN disse...

ENCONTREI OS EXEMPLARES DA "BUNDAS"

QUE LÍ E COLECIONEI NA EPOCA EM

QUE CIRCULOU. JÁ NÃO MAIS ME

LEMBRAVA,MAS RELENDO PERCEBO QUE,

NÃO SÓ JAMAIS PODERIA DEIXAR DE

SER EDITADA, COMO DEVERIA SER

RELANÇADA, POIS, BUNDAS SERIA

ATUALÍSSIMA NESTE MOMENTO. QUE SE


PENSE NISSO. UM ABRAÇO. OSWALDO

CATAN (ocatan.adv@gmail.com)